Usando faca e caneta, médico faz cirurgia e salva vida de idoso engasgado em churrascaria
Jean Schwarz/RBS Zero Hora e Arquivo pessoal
Em uma churrascaria de Porto Alegre, cenas de filme no Dia dos Pais. Quando terminava o almoço, o empresário aposentado José Fernando Pires, de 81 anos, se engasgou com um pedaço de carne, tentou tossir, foi empalidecendo e os lábios arroxeando. Sua filha, a química Maria Cristina Pires, de 51 anos, pediu ajuda aos cerca de 80 clientes no local. Por sorte, o cirurgião-geral Luciano Bastos Moreira, de 64 anos, almoçava no local. Ele tentou fazer Pires cuspir a carne, mas não teve jeito. O homem desmaiou. O médico perguntou à mulher e à filha do aposentado se podia fazer uma cirurgia de emergência. Elas autorizaram.
Usando uma faca de serra, o cirurgião cortou cerca de dois centrímetros do pescoço do idoso. Depois, usou o tubo de uma caneta sem carga como canudo para deixar o ar passar. Deu certo. A traqueostomia improvisada salvou a vida do empresário.
– "Foi emocionante, o pessoal ficou torcendo para que tudo desse certo e bateu palmas. Ele (Pires) deu tchau para nós quando entrava na ambulância", disse Jorge Aita, dono do Restaurante e Churrascaria Santo Antônio.
Levado pelo Samu ao Pronto Socorro (HPS), o aposentado teve o pedaço de carne retirado, mas sem a necessidade de nova cirurgia. Depois de transferido ao Hospital Ernesto Dornelles, Pires recebeu alta e, no fim da tarde de domingo, já estava em casa. À noite, recebeu a visita do médico que lhe salvou a vida. Os dois se reencontraram com um abraço emocionado. "Os agradecimentos que tenho a fazer não pagam", disse Pires, ao diário porto-alegrense Zero Hora.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 13 Agosto 2012 às 21:42 - em: Principal