Peixes sobrevivem ao incêndio que destruiu a loja Planeta no centro de Campo Grande

Fotos Paula Mochel/Ibama MS
Peixes sobrevivem ao incêndio que destruiu a loja Planeta no centro de Campo Grande
Pirarucu e tilápias sobreviveram no lago artificial, mas 5 pacus não resistiram

A maior parte dos peixes que serviam de atração para consumidores, sobreviveram ao incêndio que destruiu a loja Planeta no centro de Campo Grande nesta semana. Entre as espécies que ficavam num lago artificial com capacidade para 30 mil litros de água, pelo menos cinco pacu morreram, mas umas 15 tilápias ornamentais e o pirarucu de 2,5 m e 150 kg, principal atração do lago, saíram com vida. A coordenadora do núcleo de fauna do Ibama-MS, Paula Mochel, visitou o local no dia seguinte ao sinistro e afirmou que os peixes devem ser removidos do cenário de destruição: 

– “Está muito sujo o lago. A água está praticamente preta. Há muita cinza, ferro, madeira e tudo acaba sendo muito tóxico para os peixes. Se não fizermos a retirada [dos peixes que sobreviveram], eles vão morrer também”.

Até a remoção dos animais, que deve acontecer a partir de segunda-feira, a direção da loja deve trocar a água, instalar uma bomba de oxigenação e manter a alimentação. As tilápias devem ir para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) até que um destino definitivo seja escolhido e o pirarucu deve ser levado a um tanque provisório da empresa Projeto Pacu, de aquicultura. Ele não pode ser devolvido em águas no estado, pois só pode voltar aos rios da bacia amazônica, de onde é nativo. (Com informações do G1 MS)



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 11 Maio 2013 às 10:30 - em: Principal


MAIS LIDAS