Geladinho de... vodka?!
Facebook Reprodução
Em Campo Grande, o jornalista e assessor parlamentar Airton Raes Fernandes usou o Facebook para se queixar de uma vodka suspeita que comprou na loja da Rua Rui Barbosa de uma rede de supermercados. "Comprei uma garrafa de smirnoff no Comper. Coloquei no freezer e a vodka virou gelo. Ou o comper vender vodka falsificada, ou meu freezer congela vodka ou alguem explique" escreveu postando a foto acima.
A história deixou a galera querendo saber porque a vodka não congela. É que a temperatura para fazer a bebida congelar fica um pouco abaixo dos 20 ºC negativos que um freezer costuma ter graças ao baixíssimo ponto de congelamento do álcool etílico: 117 ºC negativos. A vodca contém entre 40% e 55% de álcool, mais que suficiente para que a bebida suporte o frio do congelador sem sair do estado líquido. Mas o álcool não trabalha sozinho.
"A vodca contém substâncias, como sais, que também reduzem seu ponto de congelamento", diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP em explicação publicada na revista Mundo Estranho. "O que os sais fazem é aumentar o grau de desordem nas ligações das moléculas das Smirnoffs e Stolichnayas da vida. Isso deixa o líquido mais longe do congelamento, no qual atingiria o estado mais ordenado de todos: o sólido", diz a revista.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 26 Abril 2014 às 22:30 - em: Principal