Destroços de navio da Guerra do Paraguai são resgatados como patrimônio histórico

Foto e imagem Reprodução
Destroços de navio da Guerra do Paraguai são resgatados como patrimônio histórico
Com a seca no Rio Paraguai, destroços do barco histórico ressurgiram e estão sendo resgatados
Destroços do histórico barco a vapor Paraguarí, usado pelo Paraguai na guerra contra o Brasil, a Argentina e o Uruguai (a Tríplice Aliança) entre 1865 e 1870, estão sendo resgatados das águas do Rio Paraguai, no município de Mariano Roque Alonso, a 17 km de Assunção, a capital paraguaia, para ser remontado. Na batalha de Riachuelo, o Paraguarí foi encurralado em 1865 pelo vapor imperial brasileiro Paranhiba, e encalhou num banco de areia. Para evitar que os brasileiros ficassem com seu navio, os paraguaios colocaram fogo na própria embarcação. 
 
Cinco meses depois da batalha, o Paraguarí foi resgatado e levado a Humaitá, onde foi afundado em um dos canais de acesso do rio Manduvirá. Muitos anos depois, um empreendimento privado conseguiu resgatar o casco que, quando era levado a Assunção pelo Rio Paraguai, soltou-se do rebocador e terminou no local onde está hoje, ressurgindo agora com a seca no rio.
 
O barco inglês foi comprado pelo Paraguai em 1860. Antes da Guerra do Paraguai, era usado para transporte de pessoas e mercadorias entre Assunção, Buenos Aires e Montevidéu. Era o maior e mais luxuoso da frota paraguaia, com capacidade para 700 toneladas de carga e possuía 28 camarotes para transportar 150 pessoas, além de contar com 58 integrantes na tripulação. O historiador Fabián Chamorro diz que a recuperação do navio resgata parte da história paraguaia. "Os patrimônios são importantes porque contam uma história. Neste caso, pode contar-nos como era o comércio naquela época e, mesmo, como foi a guerra", afirmou. Leia mais aqui no site Porto Murtinho Notícias.


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 25 Novembro 2019 às 17:45 - em: Principal


MAIS LIDAS