Descontos ilegais de aposentadorias do INSS foram suspensos e serão devolvidos, diz CGU
Wilson Dias/Agência Brasil
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não terão mais descontos automáticos para entidades da sociedade civil, mesmo que tenham autorizado a retirada, disse o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho. Ele também anunciou em coletiva à imprensa ontem no Palácio do Planalto que a devolução dos valores descontados neste mês ocorrerá na próxima folha de pagamento.
“Os recursos descontados dos aposentados que iriam para as associações em maio já não vão para as associações. Esses recursos vão ser retidos e, na próxima folha de pagamento, serão restituídos aos aposentados. Então, já dá para dizer, com muita clareza, que, a partir de agora, nenhum aposentado será descontado da sua folha de pagamento”, disse Carvalho.
Na quarta-feira, o governo havia suspendido todos os convênios com as entidades – associações, sindicatos e confederações – que descontavam automaticamente parte dos benefícios do INSS para financiar serviços. Porém, não estava claro o que aconteceria com os valores descontados dos benefícios de maio, que começaram a ser pagos e vão até 8 de maio.
Segundo Carvalho, nenhum aposentado ou pensionista do INSS terá esse tipo de descontado até que acabem as investigações da Operação Sem Desconto, que mira esquema que teria desviado mais de R$ 6 bilhões de beneficiários do INSS e derrubou Alessandro Steffanuto da presidência do instituto (leia aqui) e o governo reorganize um novo marco legal para convênios entre o INSS e entidades da sociedade civil. (Com Agência Brasil)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 25 Abril 2025 às 10:30 - em: Principal