Clã Sarney escapou do confisco Collor - diz livro

Acredite se quiser, mas existe jornal no Maranhão que não é de propriedade ou esteja sob o julgo dos Sarney, faz oposição ao clã é não é coisa recente não. Com 55 anos, o Jornal Pequeno, comandado pelo jornalista Lourival Bogea, divulgou, na quinta-feira (15), trechos do livro “Honoráveis Bandidos – Um Retrato do Brasil na era Sarney”, do jornalista e escritor Palmério Dória, lançado em setembro, mas que não é encontrado até hoje em nenhuma livraria da capital São Luís.
Em matéria sob o título “José Sarney foi avisado e salvou o dinheiro do clã no confisco Collor”, o jornal aborda trechos do capítulo “Como se faz um Fernando Sarney” em que o autor conta como foi a primeira incursão do atual superintendente do Sistema Mirante, Fernando José Macieira Sarney (indiciado em julho deste ano pela Polícia Federal por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e gestão irregular de instituição financeira). Conforme Palmério Dória, depois de “graduação” no governo malufista de São Paulo, “o cérebro, operador e dono da ‘chave do cofre’ do clã Sarney teve atuação decisiva na salvação de boa parte das economias da família - depositadas num banco de Brasília - por ocasião do confisco financeiro decretado no primeiro dia do governo Collor.”
“Fernando Sarney comandou pessoalmente a operação para resgatar a dinheirama. José Sarney, que deixava a Presidência da República, teria sido informado de antemão sobre as medidas de Collor, e Fernando foi encarregado de executar a operação resgate” - diz o Jornal Pequeno.
“O episódio surreal da morte, num aeroporto, do ‘homem da mala’ de José Sarney (e o sumiço da mala, recheada de ‘verdinhas’...), além do impedimento, pela Justiça, da revelação, num livro-reportagem, das ‘maracutaias’ da CBF - entidade que tem o primogênito de José Sarney como um dos vice-presidentes - são outros assuntos tratados no capítulo” – acrescenta. Para ler mais, clique aqui em Jornal Pequeno.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 17 Outubro 2009 às 10:32 - em: Principal