Arena cuiabana da Copa leva prêmio internacional

Divulgação
A Arena do Pantanal, estádio em início de construção para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, capital do vizinho Mato Grosso, já conquistou título em nível internacional. Responsáveis pelo projeto, os escritórios GCP Arquitetos e Stadia receberão a medalha de ouro na categoria Empreendimentos Públicos pelo The Americas Property Awards 2010 no fim deste mês em Londres. A arena cuiabana foi selecionada dentre projetos na área pública em todo o mundo. Conforme o escritório Stadia, todos os projetos financiados pelo poder público na Copa de 2014 no Brasil também foram levados em consideração, mas perderam a disputa. 

– "Estamos super orgulhosos com este importante reconhecimento internacional. Principalmente porque a Arena Pantanal representa a nossa linha de trabalho, apoiada sempre em um design de qualidade e em requisitos de qualificação urbana, responsabilidade social e ambiental", disse o arquiteto Sergio Coelho, da GCP, que receberá o prêmio no Royal Lancaster Hotel, na capital inglesa. "O Pantanal tem um diferencial que é a flexibilidade de redução da capacidade pós-Copa. Isso é uma inovação para estádios no Brasil. A consistência do projeto, de ser compacto, considerando o mercado local, foi bem aceita", disse Danilo Carvalho, da Stadia.

A previsão é que o estádio com capacidade para 42 mil pessoas fique pronto em dezembro de 2012, a tempo para ser uma das sedes da Copa das Confederações. Após a Copa do Mundo, 17 mil lugares em arquibancadas metálicas serão removidas, deixando o espaço mais adequado ao tamanho do futebol da região, que, como Mato Grosso do Sul, não tem equipes nas primeiras divisões brasileiras. "Cuiabá está construindo uma arena de primeiro mundo, segundo os parâmetros mais modernos de arquitetura e sustentabilidade também financeira, já que permitirá múltiplos usos", disse o diretor de planejamento e presidente interino da Agecopa, Yenes Magalhães, destacando que, além de atender as normas da Fifa, o projeto também se preocupa com o meio ambiente. (Com informações do site UOL)

Siga o Blogueiro no Twitter


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 10 Novembro 2010 às 14:50 - em: Papo de Arquibancada


MAIS LIDAS