Agora chamada Motiva, CCR arremata trecho da rodovia BR-163 em Mato Grosso do Sul
Guilherme Correia/CampoGrandeNews Reprodução
O trecho da BR-163 que corta Mato Grosso do Sul seguirá sob concessão da CCR MSVia agora rebatizada como Motiva. Única a apresentar proposta, a empresa venceu o leilão realizado hoje na bolsa de valores B3, em São Paulo. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representou o governo e afirmou que o contrato sinaliza nova fase para a rodovia, uma das mais importantes para o escoamento da produção agropecuária e industrial do Estado e da região. Barbosinha acredita que essa nova fase não deve repetir o contrato anterior com metas descumpridas pela CCR ao longo de mais de dez anos.
O novo contrato prevê R$ 17 bilhões em investimentos até 2054, sendo R$ 9,3 bilhões que deverão ser aplicados pela concessionária nos primeiros nove anos. A previsão é de 210 km de via duplicada, 170 km de faixas adicionais, 141 obras especiais, 259 acessos, 128 pontos de ônibus, 44 passarelas de pedestres e 17 passagens de animais. As obras devem começar em junho, antes da assinatura do aditivo contratual, marcada para agosto.
“O contrato de otimização é completamente diferente, porque tem regras muito claras. A tarifa [pedágio] inicia em pouco mais de sete reais, mas só aumenta na medida em que os investimentos são entregues. Existe revisão trimestral, e caso as obras não aconteçam, os investimentos não sejam feitos, há a possibilidade de retirada do parceiro sem que se enfrente um casamento tão demorado como na antiga concessão”, explicou Barbosinha. (Com Campo Grande News)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 22 Maio 2025 às 17:00 - em: Principal