Jornalista é condenado a indenizar família de Chico Buarque por ofensa no Instagram

Jornalista é condenado a indenizar família de Chico Buarque por ofensa no Instagram
Legenda: Foto de Chico com as filhas e a ofensa que gerou processo

Postado por Marco Eusébio , 17 Abril 2017 às 15:45 - em: Principal

O antiquário e jornalista paulista João Pedrosa terá de pagar ao cantor e compositor Chico Buarque, à sua ex-mulher, a atriz Marieta Severo, e às filhas Sílvia, Helena e Luísa, em R$ 5 mil cada. A decisão é da juíza Simone Gastesi Chevrand, da 25ª vara Cível do Rio, por ele ter escrito "Família de canalhas!!! Que orgulho de ser ladrão!!!" em uma foto datada de 1974, postada por Silvia em que ela aparece ao lado de Chico e de Helena, sua irmã, no Instagram. 
 
Antes da ação, o jornalista desculpou-se publicamente com a família. A juíza considerou a postura "digna", mas condenou-o por considerar chamar a família de "ladra" foge ao escopo de estabelecer críticas ao pensamento político partidário de Chico Buarque. "Imputa a mesma prática de crime, ao menos de furto. Tudo isto de forma unicamente ofensiva e fora do contexto admissível a um comentário que se faria após uma postagem de foto familiar", afirmou a magistrada. 
 
O réu terá ainda que providenciar a publicação da sentença em jornais de grande circulação, bem como em sua página pessoal no Instagram, sob pena de multa de R$ 25 mil, informa o site do TJ-RJ.