Ufa, chegando ao final

Fotos Divulgação e Reprodução
Ufa, chegando ao final
Do Gaudêncio Torquato em suas "Porandubas Políticas"...
 
A corrida eleitoral chega ao seu final. Com registro de alguns fenômenos e situações inusitadas: 1. A campanha mais imprevisível dos últimos tempos; 2. A campanha mais feroz e com linguagem mais agressiva; 3. Possibilidade de um candidato ultrapassar uma adversária nos últimos dias; 4. A possibilidade da candidata à reeleição Dilma Rousseff ganhar no primeiro turno; 5. A indicação de que, mesmo ganhando a presidência da República, o PT sairá deste pleito menor do que entrou; 6. A visão de que os tucanos, mesmo ganhando no maior colégio eleitoral do país - SP - também sairão menores do pleito; 7. A surpresa de ver o PT registrando um teto de voto em SP muito inferior ao seu patamar histórico. São sinais de que as coisas estão mudando.
 
Linguagem ferina
 
A agressividade da campanha chama a atenção. A chamada campanha negativa, com foco na desconstrução da imagem de Marina Silva, deu resultados. Marina aparecia como um perfil sagrado, intocável em sua ética e moral, crível, encarnando a nova política. Um perfil exótico, com seu timbre agudo de voz, vestes suaves, cabelo em coque, Marina parecia uma fortaleza imbatível. Ou, como diria La Fontaine, um caniço, no deserto, que se dobra ao vento mas não se quebra, ´um roseau pensant`. O tiroteio sobre sua imagem, que chega aos finais da campanha com a trombeta de que ela votou contra a CPMF, acabou esfarelando suas possibilidades. No debate do domingo passado, viu-se seu abatimento.
 
Aécio correndo
 
Sob esse bombardeio incessante, o tucano Aécio Neves corre para ultrapassar Marina nesses últimos dias. Mas essa final de reta, digamos assim, tem alguns obstáculos. Aécio carece mostrar força em seu Estado, MG, onde seu candidato, Pimenta da Veiga, ameaça perder em primeiro turno para o petista Fernando Pimentel. E ele mesmo, Aécio, precisa chegar perto de Dilma e ultrapassar Marina no segundo maior colégio eleitoral do país. Em SP, subiu seis pontos nas últimas semanas. Se conseguir segurar esta tendência, é possível que no domingo, 5/10, adentre os portões do segundo turno.
 
E Dilma, hein?
 
Pois é, Dilma está na faixa dos 40%. Se subir mais quatro pontinhos até domingo, tirando de Marina e deixando Aécio onde está, Dilma chegará aos 45%, com Marina descendo para 21% e Aécio se mantendo em 20%/21%, ou seja, deixando a candidata petista com pequena margem na frente de todos os candidatos. Seria uma vitória no primeiro turno. Possibilidade? 30%. E 70% de ocorrência do segundo turno. Impressionante: a esta altura, nem os melhores adivinhos conseguem ver as coisas claras em suas brilhantes bolas de cristal."


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 01 Outubro 2014 às 12:10 - em: Principal


MAIS LIDAS