MS 40 Anos: O governo interino de Londres Machado (Arena-1979) Wagner Cordeiro Chagas (*)

MS 40 Anos: O governo interino de Londres Machado (Arena-1979)

Em continuidade aos textos referentes a um breve histórico sobre os 40 anos de história política de nosso Mato Grosso do Sul, dou prosseguimento aos relatos sobre as gestões que administraram esta unidade federativa. Aqui apresentarei a breve experiência de Londres Machado à frente do poder Executivo estadual, entre os dias 13 e 29 de junho de 1979, após a demissão do governador Harry Amorim Costa.
 
Enquanto o nome do então prefeito de Campo Grande Marcelo Miranda Soares era aguardado para ser aprovado no Senado Federal, o estado foi administrado interinamente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Londres Machado. Político natural da cidade de Entre Rios (atual Rio Brilhante), nascido em 1942, Londres iniciou sua carreira pública como vereador, ao se eleger pela Arena, em 1966, no município de Fátima do Sul, após ter passado por direção de escola. Nas eleições de 1970, candidatou-se e elegeu-se deputado estadual no então Mato Grosso uno.
 
Londres foi empossado como governador interino devido a não existência da figura do vice-governador. No período de pouco mais de duas semanas em que esteve no comando do estado, Londres Machado dedicou-se a realizar apenas ações de menor importância, com o objetivo de não se comprometer com as responsabilidades que caberiam ao futuro governador Marcelo Miranda.
 
Mesmo assim, Londres fez algumas visitas a cidades como Dourados e Fátima do Sul para realizar contatos com empresários daquelas localidades com objetivo de colaborar com o desenvolvimento de projetos. Apesar de não ser o titular do cargo, Londres Machado deixou sua marca ao assinar, no dia 21 de junho de 1979, o Decreto 174 que criou o Plano Salarial do Magistério de Mato Grosso do Sul e fixou o salário base dos professores e professoras.
 
Enquanto Londres administrava, segundo fontes jornalísticas, os deputados estaduais Onevan de Matos e Roberto Orro, juntamente com o deputado federal Antônio Carlos de Oliveira, todos do MDB, foram um dos primeiros a cobrar o cumprimento da recém-nascida Constituição Estadual e entraram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para que fosse garantido o direito da Assembleia Legislativa, em forma de Colégio Eleitoral, eleger o novo governador, e não permitir que o presidente da República indicasse o governador para em seguida mandá-lo à aprovação no Senado, como ocorreu com Harry Amorim.
 
Por conta desse mandado de segurança, a mensagem enviada ao Senado pelo presidente João Figueiredo, nomeando Marcelo Miranda Soares para o cargo de governador, ficou parada até o processo ser negado por unanimidade pelo STF, em 27 de junho de 1979. Naquele mesmo dia, à noite, o Senado aprovou o nome de Marcelo Miranda como novo governador do estado.
 
Londres Machado continuou como deputado estadual até o ano de 2014, além de ter exercido a função de secretário da Casa Civil do 2º governo Marcelo Miranda (PMDB/1987-1991). Nesse período tornou-se recordista de mandatos parlamentares. Foi também presidente do poder Legislativo estadual por 7 mandatos. No ano de 2014 saiu candidato a vice-governador de Mato Grosso do Sul na chapa de Delcídio do Amaral (PT), a qual foi derrotada, no segundo turno, pela coligação liderada por Reinaldo Azambuja (PSDB).
 
No próximo texto apresentarei o governo Marcelo Miranda Soares, que conseguiu ficar por pouco mais de 1 ano no cargo, de 1979 a 1980. Até lá e que Deus ilumine e reforce as bases de nossa abalada democracia!  
 
(*Wagner Cordeiro Chagas é professor e mestre em História em Fátima do Sul - MS e autor do livro As eleições de 1982 em MS - Life Editora/2016)


Deixe seu comentário


Postado por: Wagner Cordeiro Chagas (*), 22 Maio 2017 às 16:30 - em: Falando Nisso


MAIS LIDAS