Morre as 91 anos em Campo Grande o lendário coronel Adib Massad

Governo MS/Arquivo
Morre as 91 anos em Campo Grande o lendário coronel Adib Massad
Coronel Adib Massad (1929 - 2021)
Morreu aos 91 anos em Campo Grande ontem o coronel da reserva Adib Massad, personagem que se tornou ma lenda viva da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul ao reduzir a criminalidade na região de fronteira com o Paraguai no comando do antigo Grupo de Operações de Fronteira (GOF), atual Departamento de Operações de Fronteira (DOF). "Foi um exemplo como militar e como cidadão", disse o governador Reinaldo Azambuja em nota.
 
Nascido em Cáceres (MT) em 22 de abril de 1929 de origem árabe, Adib iniciou a carreira na PM de Mato Grosso em 1953, assumindo três anos depois o cargo de delegado em sua cidade Natal, função que também desempenhou em outras cidades do norte e sul do antigo estado. 
 
No livro biográfico "Coronel Adib – A História", de 2007, o escritor cearense Guimarães Rocha, que também foi policial militar, Massad conta que o GOF era uma corporação com apenas 50 homens e cinco viaturas, mas que imperava a ordem na região de Dourados. "Todos respeitavam o GOF", diz ele. "A ponto de nossas viaturas, ao passarem pela segunda vez numa altura qualquer da cidade, já não encontrarem as mesmas pessoas avistadas. Mesmo o cidadão comum sabia que a viatura indicava um lembrete para endireitar os passos". 
 
Ao deixar a corporação, Adib Massad foi eleito vereador no município com uma votação histórica, em 1996. Sua fama e a lenda que se tornou em torno do coronel Adib foi tema de uma crônica do jornalista Maranhão Viegas publicada neste Blog em 2012 na seção Garimpando História. Leia aqui "Coronel Adib e os votos em fuga..."


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 04 Março 2021 às 08:30 - em: Principal


MAIS LIDAS