Maior parte da população quer anular Lei da Anistia e punição a torturadores, diz Datafolha

Reprodução/Arquivo
Maior parte da população quer anular Lei da Anistia e punição a torturadores, diz Datafolha

Nesta segunda-feira em que se completam 50 anos do golpe que culminou com mais de duas décadas de ditadura militar no Brasil, pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S.Paulo sobre a Lei da Anistia mostra que a maior parte da população, 46%, é a favor da anulação da norma tal qual ela é aplicada hoje, 37% são contra e 17% não sabem dizer.

Hoje também há mais brasileiros a favor do que contra à proposta de punição dos que torturaram presos políticos na ditadura: 46% defendem castigo aos torturadores e 41% são contra. Indiferentes e pessoas que não souberam opinar somam 13%. Em 2010, quando o Datafolha fez essa pergunta pela primeira vez, o resultado foi o inverso: 45% eram contra, 40% a favor.

A pesquisa ouviu 2.614 pessoas nos dias 19 e 20 de fevereiro, antes da onda de eventos e reportagens sobre os 50 anos do golpe e antes da repercussão do depoimento do coronel reformado Paulo Malhães à Comissão Nacional da Verdade que, no dia 25 deste mês, contou como torturava, matava e dilacerava corpos de opositores durante a ditadura e afirmou não ter qualquer arrependimento disso. Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, os resultados mostram uma sociedade dividida: "Considerando a margem de erro [2 pontos], as taxas são parecidas".

(Com informações da FolhaOnline)



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 31 Março 2014 às 13:00 - em: Principal


MAIS LIDAS