Lugar de homem... é na cozinha!

Lugar de homem... é na cozinha!

Por  Ernani de Almeida (*)

 
Já dizia meu bom e saudoso pai: “quando você sabe tocar um instrumento e cozinhar, jamais passa fome em lugar nenhum do planeta”. E sabe que o velho tinha razão?!
 
Não sou cozinheiro profissional, mas tenho o habito de cozinhar sempre. Gosto de estar em contato com as panelas e poder submeter os amigos às várias experiências que faço. Confesso que na grande maioria das vezes, essas experiências são aplaudidas. Porém, em algumas sou vaiado. E para essas ocasiões é sempre bom ter um telefone de uma pizzaria de confiança em mãos. Quebra um galhão. Só pra completar, eu já me virei com as panelas fora do Brasil. E como dizia o  provérbio do velho Milton: “não fiz feio e nem passei fome”.
 
Quero deixar bem claro que as receitas que vocês vão obter aqui serão sempre simples e de fácil execução, os ingredientes estão disponíveis em todos os supermercados. Por falar em ingredientes uma dica inicial é sempre antes de fazer qualquer receita verifique se você tem todos os ingredientes que ela pede, senão seu resultado está fadado ao fracasso.
 
Mas vamos ao que interessa que é a receita. Costela com Feijão. Um prato que agrada quase todos que comem carne vermelha. A costela por ser uma carne que fica junto ao osso ela tem um sabor bem peculiar e bem agradável, mas tem um probleminha, é dura e demora um pouco pra cozinhar. Isso é facilmente e rapidamente resolvido com uma boa panela de pressão. Escolha um parte da costela que tenha muita carne e limpe os excessos de gordura. Quanto ao feijão, ele pode ser carioquinha ou preto. Fica a seu critério.
 
RECEITA DE FEIJÃO COM COSTELA
 
Ingredientes 
 
PARA O FEIJÃO 
 
- 1kg de feijão tipo carioca
- 3 folha de louro
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (café) de colorau
- água
 
PARA A COSTELA
 
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 3kg de costela de boi 
- 3 dentes de alho , amassados
- 1 cebola grande picada 
- 1 sache de caldo de carne
- 3 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (chá) de páprica doce
- pimenta do reino
- sal
- água
- salsinha e cebolinha picadinha
 
MODO DE PREPARO
 
Feijão: cozinhar o feijão em uma panela de pressão com o louro, o azeite e o colorau.
 
Costela: Esquentar o azeite e dourar bem as costelas, acrescentar o alho e a cebola e refogar. Acrescentar o caldo de carne, o molho inglês e a páprica. Temperar com cheiro verde, sal e pimenta. Adicionar água suficiente para cozinhar as costelas.  Cozinhar até as costelas ficarem macias sem desmanchar. 
 
Montagem: em uma panela grande e aberta, misturar as costelas com o feijão, adicionar a salsinha e a cebolinha. Servir com arroz branco.
 
Espero que apreciem. E bom apetite!
 
(*Ernani de Almeida, publicitário de formação, é empresario cultural, dono de restaurante e pizzaria, culinarista, pai de família e "religiosamente roqueiro")


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 10 Dezembro 2011 às 01:27 - em: Principal


MAIS LIDAS