Liberdade de expressão não permite insulto à fé dos outros, afirma o Papa Francisco

Reprodução/Arquivo
Liberdade de expressão não permite insulto à fé dos outros, afirma o Papa Francisco
A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não permite "insultos à fé dos outros". Porém, "matar em nome de Deus" é "uma aberração". As afirmações foram feitas hoje pelo Papa Francisco ao ser indagado sobre o atentado que causou doze mortes no semanário francês Charlie Hebdo por publicar charges ironizando mulçumanos. 
 
"Não podemos provocar, não podemos insultar a fé dos outros, não podemos ridicularizá-la", disse o pontífice aos jornalistas a bordo do avião que o levou de Colombo, no Sri Lanka, para Manila, nas Filipinas. "Todos têm não apenas a liberdade, o direito, como também a obrigação de dizer o que pensam para ajudar o bem comum. É legítimo usar esta liberdade, mas sem ofender", afirmou.
 
Francisco lembrou que os atentados chocam as pessoas, mas é preciso pensar na própria Igreja Católica. "Quantas guerras religiosas tivemos? Pensemos na Noite de São Bartolomeu [massacre desencadeado pelos católicos contra protestantes franceses, no século 17]. Também fomos pecadores", lembrou o papa. 
 
Francisco chegou hoje às Filipinas, único país asiático de maioria católica, para uma visita de cinco dias, depois de uma estada no Sri Lanka, de maioria budista. 
 
(Com informações da Agência Lusa)
 


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 15 Janeiro 2015 às 14:00 - em: Principal


MAIS LIDAS