Eduardo Bolsonaro fala em 'novo AI-5' se esquerda radicalizar no Brasil: vídeo

Reprodução de vídeo
Eduardo Bolsonaro fala em 'novo AI-5' se esquerda radicalizar no Brasil: vídeo
Eduardo Bolsonaro em entrevista à Leda Nagle: 'Se a esquerda chegar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta, que pode ser via um novo AI-5'

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) defendeu a possibilidade de o governo editar "um novo AI-5" caso a esquerda estimule protestos de rua radicais como os que têm ocorrido no Chile, em entrevista à Leda Nagle concedida no início da semana e publicada hoje no canal da jornalista no YouTube. O Ato Institucional nº 5 decretado pelo regime militar em 1968, revogou direitos fundamentais e delegou ao presidente da República o direito de cassar mandatos de parlamentares, intervir nos municípios e Estados, e suspendeu garantias constitucionais, como o direito a habeas corpus. A declaração provocou reações contrárias da OAB nacional, de lideranças de outros partidos e até de aliados. A deputada estadual paulista Janaína Paschoal (PSL) disse à BBC Brasil que esse tipo de declaração faz com que "opositores ao pai dele e os ideólogos da esquerda acabam ganhando argumentos".

Na entrevista, indagado sobre suas declarações nas redes sociais de que o Foro de São Paulo estaria fomentando os protestos no Chile, Eduardo Bolsonaro lembrou que dinheiro do BNDES, na época dos governos de Lula e Dilma, foi usado por Cuba Venezuela para financiar movimentos de esquerda e questionou: "Por que não a gente achar que esse dinheiro vai voltar pra cá para fazer essas revoluções?" Nesse momento, o deputado afirmou: "Vai chegar um momento em que a situação vai ser igual a dos final dos anos 60 no Brasil (...) Se a esquerda chegar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta, que pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada via plebiscito, como ocorreu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada". Na terça-feira, em dicurso na Câmara, o filho do presidente já havia afirmado que em casos de radicalização no Brasil com protestos violentos, o País poderia ver a "história se repetir". Veja abaixo o vídeo da entrevista.



Deixe seu comentário


Postado por: , 31 Outubro 2019 às 16:30 - em: Principal


MAIS LIDAS