Deputado de MS pede que livro infantil que aborda incesto seja recolhido das escolas

Victor Chileno/ALMS
Deputado de MS pede que livro infantil que aborda incesto seja recolhido das escolas
Siufi enviou moção de repúdio ao MEC e pediu o recolhimento do livro 'Enquanto o sono não vem'

O deputado estadual Paulo Siufi (PMDB) apresentou na Assembleia requerimento a ser encaminhado ao Ministério da Educação para que recolha o livro de contos "Enquanto o sono não vem", voltado a crianças de 6 e 8 anos, que aborda o tema do incesto. De autoria de José Mauro Brant (Editora Rocco), o livro é distribuído a alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental por meio do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Um dos contos, "A triste história de Eredegalda", fala de uma menina que se recusa a casar com o pai, é aprisionada em uma torre e acaba morrendo de sede. "Que educação e cultura traz um livro que sugere casamento entre pai e filha? Inaceitável isso. Contra todos os princípios familiares, é repugnante para a sociedade brasileira", disse Siufi, que também apresentou ontem uma moção de repúdio ao ministro José Mendonça Bezerra Filho (MEC) pela distribuição dos livros.

A obra também gerou polêmica em outros estados. No Espírito Santo, por exemplo, o livro foi retirado das escolas municipais pelas prefeituras da capital Vitória, e de cidades do interior.



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 23 Junho 2017 às 11:00 - em: Principal


MAIS LIDAS