Câmara derruba decreto "bolivariano" de Dilma na primeira derrota da presidente após a reeleição

Alexssandro Loyola especial para o www.MarcoEusebio.com.br
Câmara derruba decreto "bolivariano" de Dilma na primeira derrota da presidente após a reeleição
O Planalto perdeu a primeira importante votação na Câmara após a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Com apoio de siglas da base governistas como o PMDB e o PP, a oposição aprovou nesta noite o projeto do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), que susta o decreto da presidente que criou a Política Nacional de Participação Social (Decreto 8.243/14). O texto vai ao Senado que dará a decisão final. Na prática, o projeto prevê a implantação de “conselhos populares”, formados por integrantes de movimentos sociais, vinculados a órgãos públicos. Para a oposição, a real intenção é dar voz aos movimentos ligados ao PT para decisões importantes, passando por cima do Congresso. 
 
O líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), afirmou:
 
– "Vitória da democracia! Acabamos de derrotar o decreto bolivariano da presidente Dilma, que tentou retirar do Congresso Nacional suas principais funções constitucionais. Fomos eleitos para defender a democracia, legislar e debater projetos e medidas cobradas nos movimentos de julho de 2013. Ao impedirmos que o voto de cada eleitor brasileiro valha menos que uma canetada da presidente, demos um claro sinal para Dilma e o PT: o Brasil não aceita o chavismo da Venezuela e não vai se submeter ao autoritarismo repudiado por mais de 50 milhões de brasileiros que querem mudança."
 
O decreto presidencial causa polêmica no Congresso desde junho. Até o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves(PMDB-RN) se pronunciou contra a norma por considerar que ela invade prerrogativas do Congresso. Alves disse que a sessão que derrubou o decreto foi histórica e comemorou a “manifestação de altivez e democracia desta Casa”.
 
O episódio é histórico. Nunca um presidente recém eleito sofreu uma derrota como essa. Só o PT, PCdoB e Pros votaram a favor do Planalto.
 
Um servidor de cabelos grisalhos no plenário comentou:
 
– "O governo foi patrolato. Está menor que antes da vitória nas urnas." 
 
(Colaborou Alexssandro Loyola, de Brasília)
 


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 28 Outubro 2014 às 23:22 - em: Principal


MAIS LIDAS